ONLINE
1




Partilhe este Site...





Total de visitas: 258353
perfil da raça Vizsla
perfil da raça Vizsla

Raça Vizsla – Características da raça, fotos e vídeos

Há mais de mil anos, um povo nômade instalou-se na Hungria. Os chamados magiares eram cavaleiros e caçadores que tinham cachorros sabujos e galgos, os quais acabaram originando a raça Vizsla.

Raça Vizsla – Características da raça, fotos e vídeos

Também conhecida como Braco Húngaro, a raça teve sua pureza preservada por barões húngaros. No entanto, o nome da raça só foi adotado a partir do século XVII, e alguns historiadores consideram a pelagem amarelada como uma herança de outro cachorro de caça que acompanhou os otomanos em 1562 e o Sloughi, galgo árabe usado pela aristocracia Magiar e fundamental para a velocidade do Vizsla, a partir da criação como cães de aves.

A influência germânica na cultura húngara introduziu a polivalência do Braco Alemão na raça Vizsla. Já no fim do século XIX, o Pointer Inglês foi crucial para que o Braco Húngaro se tornasse mais veloz, sem que os cruzamentos afetassem a habilidade de farejar e a recuperação eficaz das caças. Além disso, a infusão do sangue do Braco Alemão de Pelo Duro fez com que surgisse, nos anos 30, o Vizsla de Pelo Duro, caracterizado por aguentar condições mais difíceis, incluindo a caça aquática.

Depois da 1ª Guerra Mundial, esses cães quase foram extintos, mas o trabalho de preservação impediu que isso acontecesse. Somente após a 2ª Guerra Mundial a raça foi disseminada por toda a Europa e, posteriormente, foi levada para os Estados Unidos em meados da década de 1960, conquistando uma reputação de cão de mostra.

Mesmo com um número reduzido, a raça Vizsla conta com seus criadores e admiradores no Brasil.

Características – Padrões da Raça Viszla

O Vizsla é um cachorro de porte médio com corpo atlético e musculoso. Os olhos devem ter a coloração similar ao tom dos pelos. Enquanto isso, a cauda costuma ser cortada a 2/3 do tamanho original, mas vários países já proibiram essa prática.

Raça Vizsla – Características da raça, fotos e vídeos

A pelagem é lisa, macia e curta, com exceção da cauda, cujos pelos são mais longos. O padrão da raça aceita pelagens que oscilam entre ferrugem e o dourado. Além disso, os cães podem ter pequenas manchas brancas no antepeito e nas patas.

Temperamento da raça Vizsla

Em função da origem ligada à caça, o Vizsla é muito rápido, tem um ótimo faro e se destaca por recuperar as presas sem problemas. Porém, essa raça é muito calma e leal quando é domesticada. Assim como os outros cães apontadores, o Vizsla tem facilidade para aprender e obedecer seus donos, a quem é bastante apegado. Sendo assim, não é recomendável deixar um Vizsla muito tempo longe dos donos.

Raça Vizsla – Características da raça, fotos e vídeos

Esses cães são muito ativos e podem se comportar de modo brincalhão, o que requer um espaço apropriado para que eles possam correr livremente com frequência. Eles também acompanham seus donos em exercícios ou em provas de agilidade em competições, graças à grande resistência a atividades físicas.

Dicas e cuidados com a raça Vizsla

O Vizsla não costuma desenvolver muitos problemas de saúde, principalmente por ser um cão rústico. Além de cuidados básicos com alimentação, exercícios regulares e vacinação em dia, é preciso atenção a qualquer sinal diferente, pois a raça pode apresentar atrofia ou displasia da retina e algumas linhagens são suscetíveis a displasia coxo-femural.