ONLINE
1




Partilhe este Site...





Total de visitas: 258382
Vacinação e cuidados com seu filhote
Vacinação e cuidados com seu filhote


A primeira vacina de um cão deve ser dada quando ele tiver aproximadamente 60 dias. Essa vacina pode ser a V8 ou a V10, indico a V8 por ter vários casos de reações à V10 e também uma dose contra leptospirose. Aos 90 dias o cão recebe a segunda dose dessas vacinas e aos 120 dias a terceira dose.1 semana depois da terceira dose o cão pode tomar a vacina de raiva (eu esperei mais um pouco). As vacinas V8 e a de leptospirose podem ser dadas no veterinário e a vacina de raiva pode ser dada, gratuitamente no centro de zoonoses de sua cidades. Apenas ligue antes para ver se eles ainda têm vacinas disponíveis.
Depois disso a vacinação fica sendo anual.
Quando filhotes, os cães precisam de vermifugações regulares, quando adultos, aconselha-se a cada 4 meses.
Banhos: Filhotes não podem tomar banho. O ideal é que o banho seja dado lá para os 5, 6 meses, mas se o cachorrinho estiver bem sujo, pode-se usar toalhinhas umidecidas (as mesmas de bebê) para limpá-lo. Depois disso você pode dar banho em casa ou no pet shop (1 vez a cada 15 dias), com água morna, e tomando bastante cuidado para nõ entrar água nos ouvidos. Lembre-se de secar bem o cachorrinho, de preferência com um secador de cabelo (com ar frio e distante do cão, para não causar queimaduras) também tomando cuidado para não entrar ar nas orelhas.
Você pode escová-lo com a escova rasqueadeira (ela tem as cerdas de aço com uma dobrinha) uma vez por semana para tirar os pêlos mortos e evitar odores.
A ração até os 10 meses de idade deve ser para filhotes e, preferencialmente com maior teor proteico (está escrito na informação nutriicional do pacote) e sem corantes. Depois do 10 meses o cachorrinho já pode comer ração para cães adultos. 
Tenha sempre várias folhas de jornal disponíveis para ele fazer pipi e leve-o para passear todos os dias, eles precisam gastar energia. Ocupe-o para que ele não se ocupe descosturando o sofá.... Vale uma bolinha cheia de biscoitinhos dentro (ou mesmo uma garrafa pet com furinhos, de tamanho suficiente para sairem uns biscoitinhos) ou mesmo correr pelo jardim.